sábado, 20 de junho de 2009
Vende-se Um Véu de Noiva - Del Rangel: “Silvio Santos domina arte da guerra”
Dois anos após ter se mudado para a Band, Del Rangel retorna ao SBT para assumir a direção geral de teledramaturgia do canal, no lugar de David Grimberg. Sua primeira empreitada: transformar Vende-se Um Véu de Noiva em um produto de sucesso, que consolide o núcleo de dramaturgia do canal.
Del, porém, quer muito mais que isso. Seu desafio pessoal é transformar essa segunda incursão artística da mulher do patrão - uma adaptação da obra homônima de Janete Clair, que estreiou terça-feira (16), no lugar de Revelação – em um marco na teledramaturgia brasileira.
“Vou provar que o SBT é capaz de fazer projetos audaciosos como esse. Gravaremos 65% em externas, 25% na cidade cenográfica e 10% de estúdio, mas com tecnologia HD. Desafio qualquer concorrente a fazer um projeto tão ousado como esse. Só Pantanal se aproxima desse belo projeto. Não vai ter para ninguém. Somos the best”, provoca o diretor, que parece não seguir o lema pregado pela ‘parceira’ Íris Abravanel:
“Mantenham o ego debaixo de seus pés!”
Nesta entrevista, Rangel confessa que troca e-mails com a autora madrugada afora, exalta as ‘técnicas de guerra’ utilizadas por Silvio Santos e provoca demais a concorrência.
Newsroomtv: Após dois anos na Band, por que você topou retornar ao SBT?
Del Rangel: Por considerar essa a melhor emissora para se trabalhar. Já passei por várias e posso garantir que aqui tenho liberdade total, um clima fantástico.
Newsroomtv: Retorno financeiro também?
DR: Com certeza! O Silvio Santos é o melhor patrão que já tive. Admiro demais seu estilo.
Newsroomtv: Você concorda com as decisões que ele tomou, como a de cortar verba de uma novela ou mandar refazer parte do roteiro de Revelação?
DR: Eu não choro diante de problemas. São situações difíceis que devemos superar. Se ele me disser que só podemos usar a metade da verba inicial, preciso respirar fundo e me adequar. Ou, então, não sou seu parceiro.
"Só Pantanal se aproxima desse belo projeto. Não vai ter para ninguém."
Newsroomtv: Revelação sofreu muitas críticas. Acha que essa novela vai superar as expectativas?
DR: Com certeza. Vou provar que o SBT é capaz de fazer projetos audaciosos. Gravaremos 65% em externas, 25% na cidade cenográfica e 10% de estúdio com tecnologia HD. Desafio qualquer concorrente a fazer um projeto tão ousado como esse. Só Pantanal se aproxima desse belo projeto. Não vai ter para ninguém. Somos the best!
Newsroomtv: Você já declarou que considera esse projeto o filho que não teve e que até briga com a Íris por causa dele...
DR: Não leve ao pé da letra, por favor! Ambos estamos empolgados e colocamos nossos pontos de vista em relação ao trabalho do outro. Nos falamos o tempo todo. Trocamos e-mail até de madrugada. Respiramos a novela 24 horas por dia. Mas nossa relação é ótima.
Newsroomtv: A Íris assumiu o desafio de adaptar um texto da consagrada Janete Clair. Como avalia a qualidade de seu trabalho?
DR: O maior desafio da Íris realmente é adaptar um texto de Janete Clair, principalmente por ela ter sido escrita para o rádio, com muitas informações auditivas que precisou adaptar para a televisão. Foi uma tarefa árdua e que merece ser reverenciada.
Newsroomtv: A Íris comentou que Silvio Santos adorou a trama central e pediu para ela não alterar absolutamente nada. E você?
DR: Concordo com ele. A Janete parece ter estudado todos os arcos, sub-arcos, plots utilizados atualmente em Hollywood. A trama é impecável. Mas, por ser curta demais exigiu que Íris criasse tramas paralelas para chegar aos 188 capítulos, sem perder toda a agilidade que a Janete tinha.
Newsroomtv: Véu de Noiva vai concorrer diretamente com Poder Paralelo, de Lauro César Muniz. Acha que conseguirá bater a Record em teledramaturgia?
DR: O Lauro é um grande amigo, um profissional maravilhoso, mas tem um texto pesado. Será um desafio delicioso superar sua audiência. E a nossa novela é mais leve e instigante.
Newsroomtv: Silvio Santos adquiriu 35 obras da Janete escritas para o rádio, além dos direitos de Minha Doce Namorada e Uma Rosa Com Amor, ambas de Vicente Sesso. Quais irão ao ar primeiro?
DR: Por enquanto, estamos focados em Véu de Noiva. Faremos uma reunião com o Silvio para definirmos o texto. Ele é um grande jogador. Lida com o mercado como se estivesse jogando xadrez. Observa o que acontece à sua volta e movimenta as peças de forma com que seu adversário se surpreenda.
"Ele é bem mais genial que o Boni. O Silvio é o maior programador de tevê no País."
Newsroomtv: Muitos profissionais que deixaram o SBT reclamam das muitas mudanças de horário e também por ele tirar as atrações do ar precocemente. O que acha disso?
DR: Pode ser uma atitude polêmica, mas é eficiente. Digo sempre que Silvio Santos domina a arte da guerra. Coloca seu exército no fronte e sabe a hora de atacar e recuar. Claro que não vai agradar algumas pessoas.
Newsroomtv: Algumas delas, aliás, mudaram para a concorrência por causa disso.
DR: Garanto a você que ele é o melhor patrão e o mais inteligente. Enquanto seu concorrente direto (Record) gastou bilhões para chegar ao segundo lugar, o Silvo não desembolsou um tostão. Ele apenas mexeu algumas peças em seu tabuleiro e surpreendeu ao exibir sucessos como Pantanal. Ele é bem mais genial que o Boni. O Silvio é o maior programador de tevê no País.
Newsroomtv: Não teme que os enlatados voltem a ser o grande produto do SBT?
DR: O SBT está comprometido a fazer novelas nacionais de qualidade. A emissora já está investindo nesse produto de qualidade internacional. Vocês vão ver na estreia de Véu de Noiva. Além disso, temos a ideia de formar autores novos. Já contratamos oito e, com o tempo, podemos ampliar o quadro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário